Clique aqui!

TRATE A GENGIVITE, PLACA BACTERIANA, MAU HÁLITO E DENTES SENSÍVEIS

A Periodontia é a especialidade que estuda, diagnostica, trata e previne a gengivite, placa bacteriana, mau hálito, dentes sensíveis e outras doenças gengivais.

Quando não tratadas, estas doenças podem acarretar perdas ósseas avançadas e até a perda dentária.

Visitas regulares ao seu dentista, uma boa escovação e o uso diário de fio dental podem prevenir e ajudar a manter a sua saúde bucal em dia.

O que causa as doenças periodontais?

A placa bacteriana (produzida pela saliva e restos de alimentos) é considerada o agente causador das doenças do periodonto. O acúmulo excessivo de placa, propiciado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação das gengivas (gengivite) e, caso esse quadro não seja tratado corretamente, pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite).

A ocorrência de sangramento da gengiva durante a escovação, ou até mesmo de forma espontânea, é normal?

Não. A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes.

Além do sangramento da gengiva, quais outros sinais e sintomas podem indicar a presença de alterações periodontais?

Presença de pus nas gengivas, aumento da mobilidade dos dentes, mudança de posição dos dentes, mau hálito, ocorrência de dor e/ou aumento de volume na gengiva podem estar presentes nos quadros de inflamação das estruturas periodontais.

Como é realizado o tratamento periodontal?

Em primeiro lugar, é realizada uma consulta com entrevista e exame clínico onde serão coletados dados para o diagnóstico do quadro. Uma vez estabelecido este diagnóstico, um plano de tratamento individualizado será confeccionado, de acordo com as necessidades e gravidade do caso e, também, das expectativas do paciente.

Os procedimentos mais comuns são: instrução e treinamento de higiene bucal, raspagem-alisamento das coroas e/ou raízes dos dentes, procedimentos cirúrgicos nos tecidos periodontais atingidos.

Pacientes com doença periodontal podem realizar tratamento ortodôntico?

Sim, podem, desde que tratados e com saúde periodontal restabelecida. Pacientes que apresentam lesões periodontais generalizadas ou localizadas são, ainda hoje, motivo de preocupação por parte dos ortodontistas, que muitas vezes deixam de tratá-los devido às incertezas de como esse organismo responderá às forças ortodônticas, imaginando sempre que haverá uma acentuação dos problemas, agravando ainda mais o quadro clínico.

No entanto, quando esse tipo de tratamento é abordado de uma maneira multidisciplinar, com uma inter-relação do periodontista com o ortodontista, o que se tem são resultados altamente satisfatórios tanto do ponto de vista periodontal quanto ortodôntico e principalmente satisfazendo os requisitos estéticos do paciente, melhorando sua autoestima.

Deseja ler mais sobre doenças gengivais? Acesse o post sobre periodontia, tratamento de doenças periodontais e soluções estéticas no blog do Instituto Croma.